terça-feira, 20 de julho de 2010

RACIOCÍNIO LÓGICO

Cada vez mais, a disciplina é cobrada com maior vigor em concursos e seleções públicas. E, para a maioria, é um bicho de 7 cabeças (para muitos é de 7! cabeças...). Já sabemos que o nosso passado escolar tem um pouco de culpa: os nossos professores não nos ensinaram a raciocinar logicamente. Somos da era algébrica! É só substituir o valor desconhecido por uma variável, utilizar-se de regras matemáticas e pronto...voi là... já está pronto o resultado. Simples, não? Já o raciocínio lógico quantitativo, muito usado na aritmética (isso come com feijão?...como dizia minha vó, isso é do tempo do ronca!), é cada vez menos usado. Não que a álgebra não use raciocínio para sobreviver, mas o seu uso é disfarçado por fórmulas prontas e acabadas, longe da maioria da população. Mas, parece q a roda do tempo está girando e estamos voltando mais uma vez ao mesmo ponto. O Raciocínio Lógico está de volta. Resgatado pelos concursos públicos, vestibulares e até pelo Exame Nacional do Ensino Médio - o ENEM. Agora, só resta aos professores de Matemática incluir, ou por bem ou por mal, esse elemento fundamental nas suas aulas. Pena que eles não foram instruídos para isso, ou seja, a faculdade pela qual se graduou nunca, ou quase nunca, atentou para isso...os professores-doutores estavam muito ocupados com suas pesquisas! Isso nos leva a crer que os nossos professores de Matemática de nível médio/fundamental não têm ( ou pelo menos parece não terem) muita culpa! Mas, vai aqui alguns desafios:

Questões do tipo 1: requer muita atenção e observação. (TÉCNICO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO) Observe atentamente a tabela:

um 2 dois 4 três 4 quatro 6 cinco 5 seis 4 sete 4 oito 4 nove 4 dez __ De acordo com o padrão estabelecido, o espaço em branco na última coluna da tabela deve ser preenchido com o número a) 2 b) 3 c) 4 d) 5 e) 6 Questões do tipo 2: apesar de não exigir conhecimento teórico prévio, têm questões que, se o candidato nunca viu a resolução, fica difícil resolver no tempo do concurso. Pratique. (TÉCNICO DO MPU) Ana guarda suas blusas em uma única gaveta em seu quarto. Nela encontram-se sete blusas azuis, nove amarelas, uma preta, três verdes e três vermelhas. Uma noite, no escuro, Ana abre a gaveta e pega algumas blusas. O número mínimo de blusas que Ana deve pegar para ter certeza de ter pegado ao menos duas blusas da mesma cor é a) 6 b) 4 c) 2 d) 8 e) 10 SOLUÇÃO: QUESTÃO 1 - Resposta: b Os números correspondem a quantidade de letras em cada palavra: um 2 letras dois 4 letras três 4 letras quatro 6 letras cinco 5 letras seis 4 letras sete 4 letras oito 4 letras nove 4 letras dez 3 letras A palavra dez tem 3 letras. QUESTÃO 2 - Resposta a A melhor situação possível seria Ana ter a sorte de retirar as duas primeiras blusas de cores iguais. A pior situação possível seria Ana retirar inicialmente uma blusa de cada cor, e só assim repetir uma cor. Assim, o número mínimo necessário de blusas retiradas é a quantidade de cores diferentes mais uma (para ter 2 blusas de cores iguais). Portanto, para garantir que Ana tenha retirado 2 blusas de cores iguais é necessário retirar 5 + 1 = 6 blusas (lembrando que temos 5 cores diferentes). ____________________________________________________________________ Não tem saída: o negócio é se acostumar com o tal Raciocínio Lógico! Bons estudos! 8)