sexta-feira, 4 de março de 2011

DÊ FOCO NA SOLUÇÃO, NÃO NO PROBLEMA

Identifique o que lhe incomoda para resolver efetivamente a questão
por Vanessa Mazza



É impressionante como nos deixamos levar por nossas enxurradas de problemas a ponto de não conseguir mais separar nossas vidas cotidianas das coisas que nos afligem e incomodam.
Recentemente, talvez em decorrência do exercício de meditação diária, comecei a perceber a quantidade de coisas que me incomodavam, mas que não entanto, não resolvia. O mais estranho de perceber essa realidade era a pergunta que vinha agregada à ela: se você sabia que aquilo era um problema, porque não lidou com ele de uma vez? Pois é, mas eu fazia exatamente o oposto, falava dele, reclamava dele, sofria por ele, mas parar e pensar criativamente sobre soluções, nem um instante era gasto.
Isso me deu uma luz sobre nossos processos mentais. De fato, quantos de nós não vivem atordoados, inativos, presos em seu próprio plano mental de reclamações e situações incabadas?"quantos de nós não vivem atordoados, inativos, presos em seu próprio plano mental de reclamações e situações incabadas?"
Foi então que entendi que tudo está apenas no foco. Quando focamos no problema, ele nos parece tão grande e forte, que sentimos intimamente que é tolice nossa esboçar qualquer movimento, como se nesta atitude passiva e vitimada, o "problema-monstro" fosse se constranger e se afastar naturalmente.
Porém, isso não acontece, já que tal atitude mental só aumenta ainda mais nosso desgaste - mental, emocional e físico - nos fragilizando e esgotando ao ponto de a cada dia termos ainda menos poder de escolha e de decisão frente a tudo aquilo que nos incomoda.
E engana-se quem pensa que esses problemas são apenas os realmente difíceis. Geralmente se tratam de assuntos básicos, do cotidiano, tão simples de solucionar que não deveriam tomar nenhum um pouco do nosso tempo, mas que, empilhados a tantos outros pequenos inconvenientes, se tornam montanhas de estresse, tristeza, raiva, medo e ressentimento.
Para que se compreenda melhor, vão aqui alguns exemplos:
  • Vamos supor que uma mulher tenha um portão frágil e que durma todas as noite com medo de ser assaltada. Ela pode proceder de duas formas:
Fácil: Criar uma alternativa para a segurança do portão, trocando o próprio, colocando outro trinco, pagando um segurança na rua, mudando de casa, etc;
Difícil: Dormir angustiada todas as noites, desenvolver síndrome do TOC (ficar o tempo todo verificando se fechou ou não o trinco), atrair mesmo um assaltante.
  • Você tem um gato que vive mexendo num objeto, derrubando-o o tempo todo, fazendo barulho e sujeira. Você pode:
Fácil: Tirar o objeto daquele lugar e colocar em outro de difícil acesso; limitar a entrada do gato naquele recinto; se livrar deste objeto (se for algo inútil para você)
Difícil: Brigar com o gato, reclamar dele o tempo todo, cansar-se recolocando o mesmo objeto no lugar repetidas vezes, abandonar o gato, etc.
  • Tem uma pessoa que sempre lhe incomoda com perguntas indiscretas. Você pode:
Fácil: Evitar tratar de assuntos íntimos próximo a essa pessoa, evitar o convívio propriamente dito, dar sempre respostas lacônicas ou responder com outra pergunta, levar na esportiva e tirar sarro disso;
Difícil: Ficar emburrado, ser mal-educado, criar situações de conflitos, estressar-se.
Percebeu a diferença entre a atitude focada na solução e a focada no problema?
Pois comece hoje a transformar seus pequenos inconvenientes em soluções práticas, livrando-se de um peso inútil que só ocupa espaço vital numa vida que pode ser plena e radiante!
Texto retirado da revista Personare e escrito por  Vanessa Mazza

quinta-feira, 3 de março de 2011

Nem Cristo aguentaria ser professor nos dias de hoje!

Nem Cristo aguentaria ser prof. nos dias atuais
Nem Cristo aguentaria ser prof. nos dias atuais
Nem Cristo aguentaria ser prof. nos dias atuais
Vida de professor é dose.... Nem Jesus aguenta
Só para professores!!!
Nem Cristo aguentaria ser um professor nos dias de hoje...

O Sermão da montanha
(*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:

- "Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles..."

Pedro o interrompeu:
- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
- É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
- Esqueci meu papiro!

Bartolomeu, quis saber:
- Vai cair na prova?
João levantou a mão:
- Posso ir ao banheiro?

Judas Iscariotes resmungou:
- O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu, defendeu-se:
- Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?

Tiago Maior indagou:
- Vai valer nota? Se faltar o pão e o peixe vamos sair mais cedo?

Tiago Menor reclamou:
- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.

Simão Zelote gritou, nervoso:
- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada! Deixei minha irmã doente em casa, posso ir mais cedo ou faltar o sermão???

Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
- Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para o levantamento dos conhecimentos prévios?

Caifás emendou:
- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...

GOVERNO LANÇA O PLC-122...OS NOSSOS FILHOS ESTÃO PERDIDOS!

Dá para acreditar nisso? Transcrevo aqui um trecho da matéria de Júlio Severo, sob o título "Mack deveria parar de distribuir Bíblias?", do dia 01/03/2011 localiado no site Mídia Sem Máscara (www.midiasemmascara.org):

"O famoso e infame kit gay, que o governo distribuirá nas escolas com o pretexto de combater o "preconceito" e a "homofobia", ensinará as crianças a valorizar o sexo anal dos homossexuais. (Veja este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lCsBc0tm6lc)".
O vídeo supra citado é apenas para que haja um estalo dentro de cada leitor e que se permita refletir sobre o assunto.